Como fazer fotos bem focadas e com nitidez

Essa é uma daquelas dúvidas que sempre recebo: Chris, como posso fazer fotos bem focadas e com nitidez? Ou ainda: Não sei o que acontece mas as minhas fotos não saem com foco cravado. E por aí vai… Bom, o fato é que foco e nitidez caminham lado a lado em uma boa foto. Tenha em mente que a fotografia precisa ter foco, nem que seja uma pequena parte. Eu já expliquei como desfocar o fundo da sua imagem aqui nesse vídeo mas tenha em mente que algo precisa estar no foco!

Já em relação a nitidez, sua foto pode estar mais ou menos nítida e isso vai depender de alguns fatores que vamos ver aqui neste artigo.

Vamos ver aqui os tipos de foco e como você pode fazer fotos bem focadas e também como conseguir produzir fotos com mais nitidez.

Bora lá?

A cada novo modelo de câmera lançado no mercado novos pontos focais são acrescentados: tem modelos com com mais de 50 e mais de 60 pontos (variando entre Canon e Nikon) e sabe o que eu tenho a dizer sobre todos esses pontos focais?

Foco e Nitidez - como conseguir fotos mais nítidas - Pontos Focais Ativos - Canon_5D_MKIII

Eu não tô nem aí pra eles. Mas calma que eu te explico…

Quando você deixa todos os pontos focais ativos em sua câmera, ao pressionar meio botão para fazer o foco, a câmera vai escolher qual ponto vai fazer o foco (geralmente o mais próximo ou mais fácil) e nesse caso ficamos sem controle.

Foco e Nitidez - como conseguir fotos mais nítidas - Pontos Focais Ativos

Geralmente prefiro decidir onde eu quero fazer o foco, por isso acabo não fazendo uso de todos esses pontos focais… É claro que tudo depende do tipo de foto que você faz. Não estou aqui me achando dona da verdade, apenas falando como eu prefiro fotografar. 😉

Por isso utilizo apenas um ponto focal, geralmente no centro, faço meio clique para focar e então recomponho. Sempre nesse esquema:

> meio clique > foco > recompor

Em algumas situações posso até mudar qual ponto focal quero utilizar, mas em 99% do tempo eu utilizo o ponto central.

Foco e Nitidez - como conseguir fotos mais nítidas - Único ponto

AVISO: Vale dizer que é preciso ter um certo cuidado com essa forma de “focar e recompor” quando estiver com o diafragma bem aberto (como por exemplo f/1.4, f/1.8, f/2.0) pois nesses casos a profundidade de campo é bem curta e daí você faz meio clique para focar mas ao recompor, o ponto focal pode estar um pouco atrás ou a frente do que no momento que você fez o foco… Como a profundidade é bem curta, as vezes você pode acabar com uma foto sem foco nenhum… Então nesses casos é interessante você mudar o ponto focal para o lugar mais próximo de onde você quer fazer o foco.

 

Foco Manual X Automático

As lentes também têm a opção de foco manual (MF: manual focus, na Canon) e nesse caso você gira o anel de foco até que o assunto esteja focado. Para pegar o jeito do foco manual é ideal que você pratique… Confesso que utilizei o MF pouquíssimas vezes, em situações específicas. O que eu uso e recomendo que você também utilize é o Foco Automático (AF: Auto Focus). No AF, você ainda pode escolher qual o modo do foco…

Foco manual - canon e nikon

Modo do AF (Auto Foco): 

Você pode escolher entre One Shot e Al Servo e ainda Al Focus (Canon) ou AF-S, AF-C e AF-S (Nikon).

       One Shot (ou AF-S)

É o que eu mais utilizo e ele vai fazer o foco apenas quando você pressionar meio botão e então vai fazer o “bip” quando o foco estiver ok. Ou seja, toda vez que você pressiona meio botão a câmera faz novamente o foco e emite o “bip”. Esse é o que mais utilizo e recomendo. Se você usa Nikon o One Shot equivale ao AF-S (Single). Outras marcas utilizam nomes bem parecidos com esses.

       AI Servo (ou AF-C)

Recomendo que você utilize essa opção quando for fotografar assuntos que se movimentam muito rápido. Por exemplo, um casamento com os noivos ou padrinhos entrando na igreja, esportes ou vida selvagem… Enfim, situações de ação e movimento rápido. Com essa opção a câmera acompanha o ponto onde você fez o foco e mantém o foco nele. Dependendo da câmera você até consegue configurar a sensibilidade desse tipo de foco. Nessa opção a câmera não faz o “bip”, ela faz o foco constantemente até você fazer o clique. Equivale ao AF-C (Continuous focus mode) na Nikon.

       AI Focus (ou AF-A)

É meio que uma mistura entre os outros dois: nesse caso você faz o foco pressionando meio botão, ouve o “bip” (como no one shot), porém se a câmera detectar que o assunto se movimentou a câmera muda para o Al Servo e continua fazendo o foco. Confesso que nunca usei essa opção… rs. Equivale ao AF-A (Combination mode) na Nikon.

Agora que você entendeu o que é o foco e quais os modos que pode utilizar em sua câmera, vamos entender um pouco mais sobre nitidez e também como você pode conseguir fotos mais nítidas.

 Como fazer fotos bem focadas e com nitidez - Modos de Foco - Canon Vs Nikon

 

Tripé

Simples assim… Quanto mais firme está sua câmera, mais nítida ficará sua foto! Se não tiver um tripé, apoie a câmera em algum lugar. Ou segure firme, utilizando o visor ótico ao invés do LCD, pois ao usar o visor de LCD você automaticamente deixa os braços mais esticados e a câmera longe do corpo e as chances de você tremer são enormes. Existem tripés de todo tipo e preço… Comece gastando pouco (por exemplo, o primeiro tripé que comprei custou R$60,00 e tenho ele até hoje) e se for mesmo algo que for utilizar com frequência aí você pode optar pelos modelos de mais qualidade e maior preço.

Prefira velocidades mais rápidas

Não que o fato de usar uma velocidade de disparo rápida vai deixar sua foto mais nítida… Porém, as chances de você tremer são bem menores quando o disparo é rápido. Tenha em mente que nesses casos você vai precisar compensar aumentando ISO e abrindo mais o diafragma… Mas cuidado com o ISO! Lembre-se que quanto maior o ISO menor a nitidez da sua foto. Então, tome cuidado, faça testes para saber até que ISO você pode subir sem comprometer a qualidade final da sua imagem. Lembrando que caso apareçam alguns ruídos por conta do ISO alto você pode trabalhar na pós produção. É só não exagerar. E se você tiver dúvidas sobre como fazer esse equilíbrio entre ISO, velocidade e abertura, dê uma olhada nesse vídeo aqui que explico exatamente como fazer isso.

Encontre a abertura mais nítida

Toda lente tem a chamada “Abertura mais nítida”, que geralmente fica a um ou dois pontos a mais do que a abertura máxima. Por exemplo, se você tem uma lente com abertura máxima de f/2.8 a abertura mais nítida pode ser f/3.2 ou f/4.0. E vai até o f/8.0… Mas o melhor meio de fazer isso é testando, pois varia muito de lente pra lente. E quando for fazer esse teste o ideal é que você deixe sua câmera em um tripé ou apoiada em local para evitar que a foto saia tremida e comprometa o resultado do seu teste…

teste de nitidez - Como fazer fotos bem focadas e com nitidez

Não feche muito o diafragma

Aberturas muito pequenas (acima de f/16) também podem comprometer a nitidez da sua imagem. Quando quiser ter maior profundidade de campo (por exemplo para fotografar uma paisagem) opte pelas aberturas mais fechadas, mas fique atento para não passar muito de f/16 ou sua imagem pode ficar bem “embaçada” e sem nitidez…

Velocidade X Distância Focal

Existe uma “regrinha” que diz que para que um disparo não saia tremido a velocidade mínima deve ser igual ou maior a distância focal de sua lente. Confundi? Calma lá que vou tentar explicar melhor… Por exemplo, você está fotografando com 100mm, logo você deve usar uma velocidade de no mínimo 1/100 (se usar menos as chances de tremer são grandes). E assim vai: para 50mm velocidade mínima de 1/50. Para 200mm velocidade mínima de 1/200. Claro que isso se aplica para quando você está segurando a câmera na mão. Se tiver um tripé não precisa se preocupar com isso…

Acessórios de qualidade

Existem alguns filtros no mercado que não têm uma boa qualidade… Aí, você gasta horrores naquela super lente que você sonhava toda noite, mas bota lá um “filtrinho” qualquer, do mais barato… E daí advinha: suas fotos saem uma meleca! Dê preferência para acessórios de boa qualidade para não comprometer a qualidade da sua imagem. E aqui me refiro a qualidade técnica especificamente.

Com esses fatores em mente você já vai ter um ganho enorme na nitidez das suas fotos. E claro, isso é algo que também podemos trabalhar na pós produção. É possível ter um ganho ainda maior na nitidez no Photoshop e até mesmo no Lightroom. Mas isso é assunto para um outro artigo, porque esse já está ficando muito longo! rs

Gravei um vídeo para falar sobre alguns desses tópicos que escrevi aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=M3JS-m2Fsh8?sub_confirmation=1

 

Me conta nos comentários se o artigo te ajudou, se aprendeu algo, se foi útil pra você. Aliás, se você tiver sugestão sobre foco e nitidez, comenta aí abaixo… Quem sabe você pode contribuir ainda mais para esse artigo! 😀

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

11 respostas

  1. Sou um abusado, com uma câmera na mão mas, depois que passei a assistir o Photo Help fiquei ainda mais desejo de abusar.
    No Photo Help, acho que 7, foi a única vez que me recordo de você fazer citação bibliográfica, gostei muito da sugestão é estou querendo adquirir o livro. Queria que, se você puder, que indicasse mais literatura e filmes e outros materiais para o enriquecimento do saber fotográfico desses abusados como eu!
    Obrigado!

  2. Gostei !!!!!
    Nao sabia do ponto mais nitido de uma lente em determinada abertura. Show!!!!!
    Obridado, ajudou bastante.

  3. estou começando a explorar minha nikon coolpix 500 no modo manual , apesar de ter aprendido algumas coisas por conta própria ( na adivinhação, testando as funções), essas dicas simplificaram e esclareceram tudo . Muito grata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Picture of Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: