Rio Claro/SP fica bem próximo a Campinas e o Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (ou Horto Florestal) é um lugar que já fomos algumas vezes, desde 2012. São 2.230 hectares de área verde, em sua maioria espécies de eucalipto trazidas da Austrália pelo cidadão que dá nome ao lugar.
É um dos Hortos Florestais da Companhia Paulista de Estradas de Ferro implantados no início do século passado no estado de São Paulo para suprir a demanda de carvão e dormente na época.
Além disso é a cidade de alguns amigos, entre eles o Geraldo Panucci e sua esposa Cecília, casal super gente boa que conhecemos nessas nossas andadas e que nos guiaram algumas vezes pela região.
Pontuando também que a maioria das fotos no lugar fiz com a guerreira SX40 e a Chris com a 75-300mm que ela usava e da qual ela diz não sentir nenhuma saudade, rs.
Voltando ao Horto, como sempre o objetivo principal era registro de aves, mas com uma mata cheia de vida fica impossível não notar outros animais, como as várias aranhas que já vimos por ali. Mas antes das aranhas vai um belo nascer do Sol registrado pela Chris, numa das nossas idas, feita do acostamento da Anhanguera, aliás ficamos num “para não para” nessa hora, mas como se nota, paramos:
Quanto aos aracnídeos:
Na época gravei com a SX40 parte dessa ecdise (troca de exoesqueleto) acima:
Depois de aranhas o que se vê muito são borboletas:
E elas realmente se apegam… (Propaganda da Amazon e da Selva fica por nossa conta, dessa vez!)
Um lago além de embelezar o local abriga vida, tanto na água quanto ao redor:
Ainda perto do lago tem uma grande casa, que acredito ser a antiga Sede da Fazenda, onde palmeiras (palmeiras?) foram plantadas simetricamente. Abaixo Chris em posição de tiro:
Para pegar algo mais ou menos assim:
Pedaço da casa numa manhã “nublinada”…
Ao redor dessa casa já visualizamos saíra-sete-cores, que na época até surpreendeu o pessoal que cogitou ser de soltura, já que ela não foi mais vista por lá, mas uma que apareceu e resolveu descer das altas copas do lugar foi a saíra-ferrugem, linda que só ela:
Enquanto isso essa abelha lutava para se desgarrar, na hora deu vontade de ajudar, mas daí pensei na aranha passando fome…foi bom pensar, pois em poucos segundos ela se desgarrou e saiu cortando o ar:
Mas voltando as aves, ficamos contentes em ver pintassilgo por ali, já o sabiá-poca não precisa procurar muito:
Um dos dias esticamos até uma represa que tem por ali, acredito que da Sanasa, não vimos muito, mas também não podemos dizer que não vimos nada, não demorou e o chorão apareceu:
Com a Chris nas pick-ups:
Mas falando de Rio Claro não podemos deixar de mencionar nossas saídas com Geraldo e Cecília, casal apaixonado pelas aves e pela natureza, vimos espécies bem legais na companhia dos dois, que conhecem bastante dos pontos bacanas da região. Seguem algumas fotos que fizemos com os dois em algumas saídas:
Numa das matas que fomos próximo a Araras um bando de macaco-prego fazia a festa:
Ainda rodando pela região eles nos mostraram algumas aves que não haviamos visto ainda, como essas:
Outra ave interessante que vimos ali foi a gralha-picaça, na verdade era um pequeno bando…ave de coloração linda:
Também por ali o piá-cobra:
E por fim uma ida num brejo, acredito que fica entre Rio Claro e Araras, abaixo o casal nota 20:
E as belezas do brejo:
Resumindo, Rio Claro é um lugar bem bacana para flora e fauna, precisamos definitivamente visitar mais o local pois muita coisa boa já foi vista ali, com o tempo vamos descobrindo os bichos que se escondem por ali.
Fica o grande agradecimento para Geraldo e Cecília por tudo que fizeram e a dica para o pesssoal de visitar o Horto, para quem mora em Campinas e região é uma ótima pedida para passar uma tarde e fazer fotos interessantes.