Lente 50mm: a queridinha dos fotógrafos

Já ouviu falar da "cinquentinha"?

E hoje vamos falar da lente 50mm, ou cinquentinha! A queridinha de muitos fotógrafos.

E vou te falar por que essa é uma lente q vc DEVE ter no seu kit! Aliás, vou te dar 9 razões do porque você DEVE ter uma dessas no seu kit.
 
Tem lente q é simplesmente obrigatória! E essa é uma delas… E calma q você já vai entender melhor porque eu to falando isso…
 
Antes de falar dessas características, acho legal contar algumas curiosidades… A começar do ano de lançamento dessa lente!
 
A 50mm foi lançada nos anos 30! Pela Leica, uma marca alemã, conhecida pela qualidades extrema das suas lentes.
Mais tarde, lá nos anos 60, a Carl Zeiss lançou a 50mm f/0.7 de abertura! Que era inclusive, para uso da Nasa.
Aí veio o cineasta Stanley Kubric e comprou 4 dessas lentes. E com isso ele conseguiu gravar uma cena do filme Barry Lyndon usando apenas luz natural. O que antes era impossível de se fazer com outras lentes!
 
Segue aqui um vídeo mostrando exatamente essa cena! Kubrick iluminou a cena apenas com velas. E graças ao poder da Zeiss e da sua abertura de até f/0.7 foi possível fazer a cena apenas com a luz disponível! 

Tá começando a entender o poder e a maravilha de se usar uma lente clara?

Se não entendeu assim tão bem ainda, calma! Que até o final desse post você já vai ter uma visão bem mais clara do assunto e quem sabe já vai começar até pensar na possibilidade de ter uma dessas. Ou de repente você já tem uma lente 50mm e quer saber mais sobre tudo o que pode fazer com ela… Independente de onde você está, fica aqui comigo pra saber mais sobre essa maravilha de lente! 

Lente Normal

O primeiro ponto interessante de se falar é sobre a categoria em que ela se enquadra. Na fotografia falamos muito sobre grande angular, teleobjetiva…
 
E a 50mm, onde se enquadra nisso?
 
A 50mm está bem no meio disso: ela não é nem uma grande angular e nem uma teleobjetiva. 
Ela é considerada uma lente normal porque é a que mais se assemelha da visão humana.
 E exatamente por isso ela é tão versátil!
 
Chegamos então no ponto #1 do porque ter uma 50mm:  

Ela é uma lente versátil!

Te permite fotografar bem retratos, detalhes e até paisagens ou cenários mais amplos.
Lembrando q ela é uma lente fixa: não tem zoom. O zoom quem faz é o fotógrafo: se aproximando ou se distanciando da cena.
E aqui já se encaixa o 2º ponto importante do porquê você deve ter uma lente 50mm:
 
Para exercitar a sua criatividade! Por ser uma lente fixa, você tem que se movimentar, testar, experimentar! Esse é o grande barato da fotografia: EXPERIMENTAR!
Ou seja, o zoom aqui na lente fixa é com você mesmo, seus pézinhos! Tem que se movimentar…
Quando eu comprei minha primeira DSLR, uma Canon T3i, eu comprei de cara a 50mm! E realmente fiquei impressionada com as fotos que comecei a fazer! 
O 3º ponto do porquê você deve ter uma 50mm é o custo! (Notícia boa! rs) 
Ela é uma das lente mais baratas do mercado! Uma nova hoje você acha a partir de uns R$800… Mas tem usadas também em bom estado pela metade do valor! É só procurar que você acha!
 
O 4º ponto importante também é que por ser uma lente fixa, ela é bem mais compacta e LEVE! Esse é um ponto importante porque só quem carrega o equipamento sabe da canseira que dá de ficar levando equipamento pesado… Então nesse ponto a 50tinha ganha disparado: leve, pequena e vai te permitir fazer excelentes fotos!
 
A 50tinha é também uma lente CLARA!! E aqui entramos no 5º ponto! E o que significa uma lente CLARA? É uma lente que tem grande abertura de diafragma. Aqui, estou me referindo a lente 50mm f/1.8.
 
Temos variações de modelos da 50mm, mas a 50mm f/1.8 que é a mais barata, já vai te entregar uma ótima qualidade nas imagens e o melhor: vai te permitir fotografar em situações de pouca luz.
 
Pra você ter ideia do quanto a simples “abertura de diafragma” pode fazer A DIFERENÇA, na f/1.8 você compra uma nova por menos de R$800. Já a 50mm f/1.4 vai pra casa dos 2k! E tem ainda a 50mm f/1.2 e aí a brincadeira já vai pra quase 9k!!!! E estamos falando da “mesma lente”, digo, mesma distância focal: uma 50mm! Mas a abertura do diafragma muda TUDO! 
 
Canon 50mm f/1.8 | f/1.4 | f/1.2

Mas calma… como eu disse, a 50mm f/1.8 já vai te entragar ótimas imagens… já vai te fazer exercitar a criatividade e o melhor: experimentar! Sem gastar muito… o cenário perfeito!

Lembrando que fotografia é sempre relacionada a luz (como falei mais NESTE artigo sobre os conceitos fundamentais da fotografia). Se você ainda não viu esse artigo, aproveita pra ver também que pode ser útil pra entender melhor esses conceitos.
 
A lente clara te permite fotografar em condições de pouca luz justamente por ter uma grande abertura do diafragma: ou seja, você não precisa subir o ISO lá nas alturas ou ter que reduzir muito a velocidade de disparo. Ou seja, o sonho de muitos fotógrafos. 😉

Nitidez é o 6º ponto. A 50mm é uma lente fixa (só tem uma distância focal, no caso, 50mm!) e as lentes fixas tem por característica produzir imagens com maior nitidez.

E por que isso acontece? 

Por que ela tem menos vidros internos que serviriam para o zoom, isso garante que as imagens sejam sempre mais nítidas.

Tem quem diga até que as lentes fixas são mais duráveis… Justamente por serem fixas, você não fica manuseando e fazenndo ajustes. O que acaba resultando numa maior durabilidade.
Isso eu já não sei se é fato, masssss dizem por aí… e faz até um certo sentido! 
 
E o 7º ponto é o famoso “Efeito Bokeh”. Sabe aquela foto com o fundo desfocado? Então… A 50mm faz isso muito bem!
Sabe por quê? Porque ela é clara (isso, como falado ali em cima, significa lente com grande abertura de diafragma) e lembra o que a abertura do diafragma representa na sua imagem?
 
Eu falo isso com mais detalhes no artigo sobre os Conceitos Fundamentais. Mas resumindo: a abertura do diafragma influencia totalmente a “PROFUNDIDADE DE CAMPO”.
Ou seja, QUANTO da sua imagem vai estar no foco. Por ela ter uma profundidade de campo bem curta (abre bem o diafragma), ela faz aquele desfoque maravilhoso!
 
Esse é o poder de um diafragma bem aberto!!! Mais luz… menos profundidade de campo… ou seja, você evidencia apenas um assunto na sua foto! Isso tráz toda a atenção de quem vê a sua foto para aquilo que você quis destacar… deixando de lado todo o resto… Ótima pra retrato e detalhes…
Mas lembrando que ela é versátil e você também pode fechar bem o diafragma dependendo do que quiser fotografar. Como nessa foto abaixo… e mesmo sendo uma foto feita a noite, deu pra capturar bem a “vibe” do momento! 🙂
Da mesma forma que nos referimos a essas lentes (com grande abertura) que elas são claras, outra característica e outra forma de chamar, é que ela é uma lente rápida.
 E aqui chegamos no 8º ponto
 

O que faz uma lente ser rápida?

 
É aquela história… diafragmas bem abertos permitem entrar mais luz! Logo, você pode abusar de velocidades de disparo mais rápidas sem comprometer a exposição! Ou seja, vc pode usar essa lente também pra capturar movimentos rápidos. Pra congelar o momento.
E aqui vamos nos aproximando do 9º e último ponto do porque você DEVE ter uma 50mm: ela é precisa!
 
E o que isso significa? E por que é interessante você saber disso: porque diferente das lentes grande angulares, que acabam distorcendo as extremidades, com a 50tinha isso não acontece! Como ela se assemelha a visão humana, ela tem um campo de visão mais “fechado” quando comparado a uma grande angular…
Logo, suas fotos não vão perder a nitidez nessas extremidades! E além disso, já falamos que ela é mais nítida também… Ou seja, é sucesso garantido!
 
Eu acredito que depois desses 9 pontos você já deve saber que essa lente é pau pra toda obra! É mesmo aquela lente indispensável, ainda mais se você tá no início. É uma ótima lente pra você desenvolver seu olhar e tantas outras habilidades! É só explorar a sua criatividade! 
 
E aí? Gostou do conteúdo desse artigo? Me conta aí nos comentários se você já tem essa lente, ou se está pensando em comprar… Me conta se o conteúdo desse post te ajudou de alguma forma. Pode ter certeza q isso é muito importante pra nós! =)
 
Então lembra de se inscrever aqui no nosso blog e continuar recebendo nossas dicas e claro… Faz a boa ação do dia e compartilha com aquele amigo q também curte fotografia! 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Picture of Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: