A fotografia é a arte de captar um momento, eternizá-lo em uma imagem. É quase como um livro de memórias, pois pode fazer com que nossas lembranças sobrevivam além de nós. Hoje, com o avanço da tecnologia das novas câmeras no mercado, sem falar na grande variedade de celulares que são capazes de tirar fotos excelentes, com diferentes aplicadores de filtros, captar uma imagem ficou ainda mais fácil.
Por outro lado, a imensa quantidade de recursos e possibilidades pode chegar a nos confundir e fazer com que esqueçamos o que é realmente importante conter em uma boa fotografia. Neste artigo, vamos dar algumas dicas, acompanhe!
Mas afinal, o que deve conter uma boa fotografia?
Para captar a imagem perfeita, nada melhor do que ter bagagem cultural sobre o assunto. A melhor forma de desenvolver um olhar sobre qualquer tema artístico, é conhecer outros trabalhos, diferentes técnicas, enquadramentos, enfim, saber o que costuma dar certo ou não em uma foto e, mais importante, como chegar em alguns resultados. Há uma teoria de que, na fotografia, não há uma regra, ou seja, não há certo ou errado, há gostos e gostos.
Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias. – Ansel Adams.
Quanto mais criativo e inovador você conseguir ser, mais atenção irá chamar o seu trabalho, ainda mais em um campo em que há tantos profissionais que já possuem destaque, a fotografia é uma área com muitos nomes famosos. Que tal conhecer o trabalho dos principais, visitar algumas galerias, sites e sair para fotografar de vez em quando (sempre) sem muito objetivo, apenas para praticar? Com certeza, irá te ajudar a criar a sua própria identidade e você mesmo chegará a uma conclusão do que deve conter uma boa fotografia.
Por isso a importância de buscar inspiração, expandir o campo de visão e os horizontes. E quando falo “buscar inspiração” me refiro tanto a trabalho de outros profissionais quanto em outras formas de arte:
- Pintura: comece a prestar atenção na composição de quadros de grandes pintores. As “regras” de composição fotográfica vêm da pintura! Elas têm muito em comum e o simples fato de você passar a VER com atenção obras de grandes pintores já vai mudar a sua percepção na hora de fazer o seu clique! (Aliás, já viu a série de 3 artigos aqui do blog sobre composição? Aqui o primeiro artigo, aqui o segundo e aqui o terceiro artigo dessa super série! 😀
- Cinema: você pode buscar por filmes premiados na categoria melhor fotografia, por exemplo! Ou comece a prestar atenção no enquadramento, luz, elementos nos filmes que você assistir a partir de agora. Aliás, tem esse post aqui com os filmes que TODO fotógrafo deve assistir… Você já viu?
- Música: qual música te inspira? O que ela te lembra: que sentimento ou situação? Use essas inspirações na hora de fazer sua foto. Você pode se surpreender com as ideias ou insights que terá…
- Outros Fotógrafos: busque sempre se inspirar no trabalho de outros profissionais. Veja bem, você não vai copiar… Você vai se inspirar. E não precisa necessariamente ser fotógrafos Super Hiper famosos. Existem muitos Grandes fotógrafos no “anonimato” que fazem um excelente trabalho! Crie sua conta no 500px ou outras redes sociais para fotógrafos e se inspire com esses fotógrafos também!
Agora você pode se preparar para tirar uma foto que contem tudo que um bom trabalho artístico precisa. Os pontos mais importantes na fotografia são:
-
Enquadramento
Já ouviu falar na “Regra dos terços”? Pois bem, ela ajuda bastante na hora de enquadrar os elementos da sua imagem. Neste recurso, você enxerga linhas que dividem a imagem (para onde você está direcionando sua lente) em três partes iguais, destacando os pontos em que essas linhas se cruzam. Esses tais pontos mostram os melhores lugares para enquadrar sua foto, pois nem sempre centralizar é a melhor opção. Aqui nesse post você pode ver um vídeo com 7 Regras de Composição para você usar e abusar.
-
Iluminação
A luz é fundamental! Fotografia está 100% relacionada a luz. Se você for usar iluminação natural, é melhor ainda! (Eu prefiro! Apesar que determinadas situações exigem iluminação artificial) Para isto, tome certos cuidados: se o sol estiver ao fundo, há o risco de deixar a pessoa muito escura, fazendo com que apareça apenas a sua silhueta na foto. Esse é um efeito muito legal, porém apenas se essa for a sua intenção. Se o seu desejo é que a pessoa possa ser visualizada, faça com que a sua fonte de iluminação, o sol, um abajur, entre outros, esteja a frente da pessoa e não atrás.
-
Profundidade de Campo
É a profundidade de campo que define que parte da imagem vai estar em foco (nítida) e que parte vai estar desfocada (“borrada”). Você pode tanto desfocar o fundo quanto o primeiro plano da sua imagem, vai depender o que você quer fazer e transmitir na foto. A profundidade pode ser maior ou menor. Isso está relacionado a abertura do diafragma: quanto mais aberto, menor a profundidade (maior a área desfocada) e quanto mais fechado, maior a profundidade (maior área focada). Aqui nesse vídeo falo um pouco sobre como escolher velocidade, ISO e abertura e você pode ter uma ideia melhor também sobre profundidade de campo.
É claro que tem mais… Entretanto, selecionamos aqui os 3 fatores fundamentais que deve conter uma boa fotografia. Agora é a aquela hora que você se concentra nesses pontos e PRATICA! TREINA! Todos os dias… Aliás, essa é a melhor parte… Praticar. Faça seus cliques diários e de tempos em tempos pare para analisar seu trabalho, sua evolução… Assim você consegue notar claramente seu progresso. E lembre-se: comemore e vibre com sua evolução!
E você? O que acha que deve conter uma boa fotografia? Tem algum outro ponto que você considera também fundamental? Vou adorar saber a sua opinião sobre esse assunto… Conta aí pra gente, nos comentários! 🙂
Uma resposta