Atualmente, o mercado está cheio de opções para as câmeras profissionais e semi profissionais. Não apenas diferentes modelos de corpo de câmeras, como também diversos tipos de lentes, filtros e muitos outros acessórios para melhorar, cada vez mais, a qualidade da sua foto. Dada a quantidade de produtos disponíveis, as vezes, deixamos passar um ou outro detalhe que não acompanhamos.
Por exemplo, você sabe o que é e para que serve o parasol?
Acompanhe o artigo a seguir e fique sabendo!
O parasol é um acessório que encaixamos em as nossas lentes (geralmente ele é rosqueado na frente, como alguns filtros). Sua principal função é proteger a lente da luz. Tá mas não precisamos de luz para fotografar? Sim! Mas as vezes a fonte de luz vai diretamente para nossas lentes e pode provocar pequenos “defeitos”, que são chamados flare ou glare. Eles são parecidos mas não são a mesma coisa.
Flare é tipo um rastro de luz… pequenas manchas que aparecem na imagem. Já o glare é um bilho mais indefinido… É quando a imagem como um todo perde um pouco do contraste por conta da luz intensa. É claro que, se você quiser utilizar determinada quantidade de luz a seu favor, melhor não usar o parasol. Por exemplo, a luz do Sol pode interferir no quadro fotografado na forma de “rastros” de luz – que é o chamado flare. Eles podem dar um tom bastante poético às fotos. No entanto, isso precisa fazer parte da sua composição, do contrário, coloque o parasol e o equipamento – encaixado na frente da lente – protege o seu clique. Ao evitar o flare as imagens ganham muito mais contraste e cores vivas. Ou seja, saiba o que quer quando estiver fotografando e se é hora de usar ou não o parasol. No final, você é quem decide!
Veja nesse exemplo as manchas do sol (bem definidas), formando o flare na imagem:
Já o glare é uma “mancha” maior na imagem… e não tem uma forma definida:
Qual parasol comprar?
Existem alguns modelos de parasol disponíveis no mercado que atendem diferentes tamanhos e tipos de lente. Por isso, não saia comprando qualquer um sem pensar antes em quais lentes você tem em casa. Para ser eficaz na proteção de uma lente grande angular (a 18-55mm, por exemplo), o parasol precisa ter um tamanho menor e um pouco mais largo também. Caso contrário, a sua aba pode aparecer na foto.
Já para as teleobjetivas (uma 70-300mm por exemplo), o melhor é dar preferência para um parasol mais longo. Existem algumas lentes (geralmente as mais caras) que já vem com esse acessório.
Portanto se você vai utilizar o parasol em sua grande angular, prefira o tipo “flor”, já para teleobjetiva, vá com o “cilíndrico”.
Além de ajudar com a qualidade da foto, o parasol também serve para proteger nossa lente fisicamente. Você já deixou alguma de suas lentes caírem no chão? O coração quase sai pela boca, certo? Bom, se a sua lente estiver, por sorte, com o parasol acoplado, o que pode acontecer em uma queda é quebrar as pontinhas do parasol, porém a sua lente – muito mais cara – ficará protegida do acidente. 🙂
Uma resposta
Valeu pela dica! Bom saber.