Composição Aberta e Fechada

No primeiro artigo da série “Dominando a Composição” vimos sobre o termo “Composição” assim como seu objetivo e importância em um trabalho artístico. Indo um pouco mais a fundo, vemos que a composição na fotografia se divide em dois tipos básicos: composição aberta e fechada. Esses 2 tipos são subdivididos em várias outros ramos que também veremos aqui! 🙂

Regras de Composição - Louise Ireland
Foto: Louise Ireland

1 – Uma rápida história

Talvez você esteja se perguntando: mas que raios é composição aberta ou fechada? De onde vieram essas definições? Pois bem, é provável que você saiba que fotografia e pintura caminham lado a lado. Parece até mentira mas houve uma época em que fotógrafos eram vistos como rivais dos pintores! Pois é…

Vamos voltar um pouco no tempo para entendermos essa associação. As primeiras tentativas na fotografia foram feitas por químicos pois o processo fotográfico era fascinante (científicamente falando! rs). Joseph Nicéphore foi o primeiro a conseguir produzir uma fotografia permanente (já que até então as fotos desapareciam em pouco tempo…). A partir daí artistas se interessaram pela nova façanha e rapidamente começavam a aprender a técnica. E advinha quem eram os maiores interessados nessas “novas técnicas”? Sim, os pintores!

Por isso esses dois tipos de arte visual são similares em tantos aspectos: os artistas procuravam pelas mesmas coisas na fotografia assim como faziam na pintura: uma luz bacana, assuntos interessantes… O que antes eles produziam utilizando pincel, papel e tinta agora “desenhavam” usando luz, lentes e processos químicos. Sendo assim, as regras que se aplicam a pintura, em grande parte aplicam-se também a fotografia. E claro que a composição é uma delas. Faz sentido, não faz?

Forest landscape Sun - Theodore Rousseau
Forest landscape Sun – Theodore Rousseau

Agora que já entendemos de onde vem as regras na fotografia é hora de ver esses 2 tipos de composição que falei no começo.

2 – O que é Composição Fechada?

A composição fechada na fotografia é o tipo de imagem onde os elementos são dispostos dentro do frame (do quadro). O assunto principal é claramente destacado do resto da imagem e chama nossa atenção imediatamente. Em grande parte das vezes o assunto de destaque fica posicionado próximo ao centro da imagem e não nas bordas.

Alfred Krupp, 1963 © Arnold Newman
Alfred Krupp, 1963 © Arnold Newman

Todos os outros elementos ajudam a direcionar o olhar do espectador ao assunto principal e longe das bordas. Esse tipo de composição – frequentemente – resulta em uma imagem mais estática, consistente e estável, dá sensação de estar ‘completa’, acabada, calma.

Irving Penn
Foto: Irving Penn
Amy Hopp
Foto: Amy Hopp

Composição fechada se adequa a vários gêneros fotográficos como still, retrato, paisagem, até em fotografia de rua (a chamada street photo). Still (também conhecido como natureza morta) e retrato são, frequentemente, os gêneros que mais utilizam a composição fechada.

A fotografia de paisagem por exemplo, tende a utilizar com muito mais frequência, composições abertas ao invés da fechada. Porém, no exemplo abaixo, uma fotografia de paisagem “que foge da regra” e faz uso da composição fechada. A fotografia se destaca da multidão e nosso olhar é levado imediatamente ao centro.

Stephen Oachs
Foto: Stephen Oachs

Imagine que esta fotografia não fosse feita através do arco de arenito vermelho. A imagem iria mostrar a grande paisagem e como de ‘costume’ utilizaria a composição aberta. Mas o disparo feito através do arco cercou o assunto principal com uma moldura, transformando o que geralmente seria uma composição aberta, numa fechada. A moldura leva nosso olhar direto ao assunto principal.

3 – O que é Composição Aberta?

Como você já deve ter percebido, a composição aberta é o oposto da fechada. Enquanto a composição fechada é basicamente sobre assuntos estáticos e dá sensação de estabilidade, a aberta por sua vez é de certa forma mais dinâmica. Mas calma lá… Não é porque você vai fazer um retrato de algo que se move que significa que sua composição é aberta… De jeito nenhum! Não é o movimento real em si que torna a fotografia dinâmica, mas o SENSO de movimento conseguido através de diferentes meios. Esses meios incluem linhas, cores, disposição dos objetos, etc.. Sua fotografia pode ser ‘dinâmica’ sem ter nada se movendo no momento do clique! Esse ‘dinamismo’ é causado por linhas, formas e elementos que faz os olhos do espectador passear entre um elemento e outro. É isso que torna a imagem dinâmica.

Araquem Alcantara
Foto: Araquém Alcântara

Na composição aberta, os elementos da imagem não se limitam nas extremidades. Vão além, pois a característica é não ter moldura. Isso direciona o olhar para dentro da imagem e fica mais fácil saber o que acontece fora. Claro que em algumas situações até uma imagem ’emoldurada’ pode fazer uso da composição aberta.

poder da composição
Foto: Simon Bray

Assim como na composição fechada, basicamente todos os gêneros podem utilizar a composição aberta. Um bom exemplo de composição aberta é fotografia de paisagem. Apesar de paisagens não serem tão dinâmicas, a sensação de espaço e profundidade dá ênfase a composição aberta.

Mel Sinclair
Foto: Mel Sinclair

Além disso, o ângulo de visão ajuda a atrair o espectador para a cena e as lentes grande-angulares criam uma forte sensação de perspectiva. Mas claro que por si só a grande angular não cria uma composição aberta… Porém, adiciona um certo dinamismo a imagem! 🙂

4 – Entre um e outro

Na prática e em algumas situações pode ser bem difícil diferenciar os dois tipos de composição, pois a arte é difícil de ser ‘enquadrada’ em uma série de regras e definições. Uma fotografia pode ter características encontradas em ambos os tipos de composição. Tudo vai depender da criatividade, ideia e habilidade do fotógrafo.

Philipp Klinger
Foto: Philipp Klinger

A ideia é saber que as “regras” existem, como é cada uma delas e entendê-las. Todo esse conhecimento só tem a enriquecer nosso próprio trabalho fotográfico. Não porque agora sabemos todas as regras a serem seguidas, mas porque conhecemos as regras a tal ponto que nos permitimos brincar com elas… e quebrá-las quando bem entendermos!

Alfred Krupp, 1963 © Arnold Newman
Alfred Krupp, 1963 © Arnold Newman

A série sobre composição continua! No próximo post vamos ver sobre algumas regras clássicas de composição… entre outras coisas! Aliás, se tiver alguma dúvida, aproveita e me pergunta aí nos comentários que posso acrescentar em um próximo post.

Até a próxima! 😀

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

3 respostas

  1. Parabéns e obrigada pelos seus ensinamentos. Linguagem limpa de fácil entendimento. Estou feliz em participar desses posts. Um beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: