Fotografia: Quanto Cobrar?

Mas afinal, quanto cobrar pelos seus serviços de fotografia?

Nota: Este artigo é complementar a uma ‘mini-série’ de 2 vídeos que fiz para falar sobre esse assunto. No primeiro explico quanto cobrar pelos seus serviços e no segundo falo sobre como cobrar (como montar o orçamento). Você vai encontrar os 2 vídeos aqui, ao longo do artigo, ok? E depois tema planilha para você baixar e fazer os seus cálculos.

Mas vamos lá…

Fotografia é aquela coisa: Começamos naquela empolgação! Saímos por aí clicando tudo, gastamos com equipamento, cursos, eventos. E quando chega na hora de cobrar bate aquela dúvida: Quanto devo cobrar?

E nessa, vejo muitos fotógrafos fazendo preço sem critério algum e o pior, achando que tudo o que recebem é lucro. Ledo engano…Se você cobrou 300 para fotografar uma “festinha da filha do amigo”, seu lucro não é de 300… E vou te mostrar porque não é. Já chego lá!

Antes vou te falar sobre a história do Jair.

Jair começou a se encantar por fotografia. Jair pegou a câmera de sua irmã mais velha e saía todo feliz fotografando tudo o que via. Foi tomando gosto pela coisa e começou a pesquisar sobre fotografia na internet. Aí a vida do Jair mudou: ele descobriu que existia ISO, velocidade, fotometria, balanço de branco e todo um universo paralelo. 

Jair percebeu que estava melhorando na fotografia e pensou em fazer uma graninha! Jair foi então fotografar o aniversário da filha de um amigo, que faria 4 anos. Jair ficou felizão e saiu comemorando! Na hora de falar o preço Jair não tinha ideia, mas achou que 150 “tava bom” pra começar.

O tempo passou e o Jair nunca parou para saber qual era o custo dos seus serviços, quanto ele deveria ganhar para pagar suas contas e trocar de equipamento e qual era o preço ideal que ele deveria cobrar. As coisas foram piorando e o Jair foi ficando sem esperanças. Jair vivia falando que existem muitos fotógrafos e que o mercado está saturado. E ele também falava que na cidade dele (que é pequena) as pessoas não têm dinheiro para isso e que é praticamente impossível se tornar fotógrafo e viver disso.

Já viu alguma história parecida com essa? Então… Assim como o Jair, a grande MAIORIA das pessoas que iniciam na fotografia e que querem trabalhar com isso, não fazem nenhum tipo de planejamento, de cálculo de custos, nadinha! E agora eu te pergunto:

  • Você quer fazer isso do jeito certo?
  • Quer saber exatamente o quanto vale o SEU SERVIÇO de fotografia?
  • Saber exatamente quanto você deve ganhar todo mês para pagar as suas contas e fazer as coisas que VOCÊ tem vontade?

Então você precisa fazer diferente da maioria. Comece a prestar atenção naqueles profissionais de fotografia que te inspiram: o que esses caras estão fazendo? Eles fizeram um planejamento, calculam seus custos e por isso eles SABEM quanto vale o serviço deles. Assim como também sabem que clientes querem atender.

Bom, então agora as coisas estão começando a ficar mais claras… Se você quer levar a sério seu trabalho com fotografia é preciso se planejar, saber que tipo de cliente quer atender e saber qual o seu custo! Simples assim…

Para resolver esse problema que ronda tantos fotógrafos, preparei uma planilha COMPLETA e bem simples de usar. Com ela você vai conseguir calcular exatamente qual o seu custo mensal e qual o valor da sua hora de trabalho. Abaixo está o segundo vídeo dessa série “Valores na Fotografia” onde eu te explico exatamente como usar a planilha. Veja aqui o 1º vídeo dessa mini-série, onde falo qual a área da fotografia que ganha mais.

https://www.youtube.com/watch?v=eiVnibHo_QI?sub_confirmation=1

 

Muito bem…

Agora que você já sabe quais são os seus custos fixos e qual o valor da sua hora de trabalho, está na hora de saber como pegar todos esses valores para chegar no valor que você vai cobrar do seu cliente.

Para dar sequência veja o 2º vídeo da série:

https://www.youtube.com/watch?v=FXknJE37AgQ?sub_confirmation=1

 

Comece já a colocar isso em prática! Aqui abaixo está o link para você poder baixar a planilha e atualizar com seus valores.

Link para baixar a planilha: https://clicandoeandando.com/planilha

Promete pra mim que vai baixar sua planilha e vai preencher tudinho com seus valores e que a partir de agora vai saber exatamente qual o seu valor? 🙂

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

4 respostas

  1. Óla Cris show de bola seu blog meus parabéns amei 🙂

    Tem como você fazer um vídeo como melhorar a comunicação nós contratos para o clientes
    agradecida!

    Abraço.

    1. Eduarda, mil desculpas… Precisei dar uma pausa neste projeto do blog, mas este ano estou retomando. Vou rever os links q estão inválidos e em breve teremos novidades por aqui! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Picture of Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: