O Vale da Ferradura e o Filtro Graduado

Serra Gaúcha - Vale da Ferradura
Vale da Ferradura: Na foto “metade” da ferradura. Quase que os 18mm não pega a ferradura toda…

 

A ideia hoje é fazer um post para falar sobre um recurso e simples e fácil de usar mas que pode fazer uma enorme diferença na sua foto.

Essa foto é de uma viagem que fiz para o Sul. Chegamos lá com o tempo nublado e frio, muito frio naquele mês de Julho… Mas nesse dia o sol deu as caras e aproveitamos para conhecer o Vale da Ferradura, que fica em Canela. Nessa imagem tem ‘metade’ da ferradura.

O lugar é mesmo muito bonito e esse vale de formato diferenciado é incrível. Por isso sou tão fascinada em fotografar natureza. =)

A ideia central foi compor a imagem com uma parte apenas da ferradura para destacar o “vale” e mostrar o rio lá embaixo. Nas trilhas do parque tem alguns mirantes mas gostei do ponto de vista desse em especial.

Eu não estava fotografando na “hora dourada” como chama… pelo contrário… Essa fotografia foi feita as 11 da manhã com o sol a pino! Ou seja, só pode fotografar até as 9 da manhã ou depois das 5 da tarde? Não! 😀

Bom, a ideia era destacar o canion (que tem 420 metros de profundidade!) e utilizar o contorno do rio como parte da composição.

Depois da foto feita, hora de partir para a edição… Melhor que escrever é mostrar como é simples utilizar o filtro graduado e fazer uma diferença enorme nas suas imagens. Olha só:

Ah, e só para relembrar qual foi a configuração que usei na hora:

  • f/8
  • 1/400s
  • ISO-400
  • 18mm (Lente 18-135mm)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

Respostas de 6

  1. gosto de tudo q vc envia para nós q somos iniciantes, só ainda não consegui adquirir esse aplicativo para mexer e mudar as caras das fotos (lightroom) . Sou novato em computador, so sei por enquanto mandar emails.quem poderá me ajudar?

    1. Olá Luiz, obrigada pelo comentário!
      Quanto ao lightroom, você pode baixá-lo direto do site da Adobe e terá direito aos 30 dias de teste. Aproveite para se familiarizar com o software durante esse período. Hoje em dia há planos mensais para ter direito ao Lightroom que não fica caro. Pesquise por “Adobe Lightroom download” no google que você chegará no site da Adobe. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Picture of Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: