36 formas de ganhar dinheiro com a fotografia

Ganhar dinheiro com a fotografia pode ser desafiador… E um desafio significativo para ter uma renda com suas fotos é simplesmente não saber por onde começar.

Por isso resolvi fazer esse infográfico pra você, como inspiração. Existem mil maneiras de preparar Neston, assim como existem diversas formas de se ganhar dinheiro com a fotografia – provavelmente bem mais do que você jamais pensou (Você sabia que “fotógrafo científico” é uma carreira? Nem eu!).

Essa lista é o resultado de nossa pesquisa e brainstorming, e com certeza devem existir outras formas ainda. Mas essas te darão um ótimo ponto de partida, e vai te mostrar possibilidades e te fazer pensar sobre novos meios que podem te ajudar a ‘ganhar uma grana’ com a sua paixão!

Dê uma olhada no infográfico e depois, abaixo vamos falar mais sobre essa lista, destacando algumas novas ideias que incluí e discutir porque deixei de fora alguns gêneros bem populares.

Sem mais delongas…

Clique na imagem para baixar a versão em alta resolução:

Infográfico - 36 formas de ganhar dinheiro com a fotografia - S

 

Quando estava escrevendo essa lista, tentei manter a grande ideia em mente: como você pode ganhar dinheiro com a fotografia? Eu não estava tentando pensar em “tipos diferentes de fotógrafos”, mas sim como você pode imediatamente fazer dinheiro com sua câmera. Isso me levou a algumas direções surpreendentes e me fez pensar sobre novos caminhos na fotografia. Aqui a conclusão que cheguei:

O Que VOCÊ Deve Fazer?

Se você passou os olhos rapidamente por essa lista, eu não te culpo porque é exatamente isso que eu sempre faço também. Mas agora eu recomendo fortemente que você olhe novamente, agora mais de perto. Tem muitas ideias lá, e muitas podem ser divididas em vários caminhos diferentes. Então, não tenha pressa, pense sobre cada ideia, e imagine como seria fazer aquele tipo de trabalho fotográfico.

Essas ideias podem ser super úteis se você estiver apenas pensando em começar na fotografia, mudar sua área de atuação ou de repente ter mais uma área de atuação para incrementar seus ganhos no seu negócio atual.

Mas a parte mais difícil é decidir o que realmente levar a diante. O que VOCÊ deve fazer? Escolher um dos caminhos que está em alta, é popular? Ou optar por algo mais tradicional?

É claro que eu não posso te dizer o que você deve fazer. Mas posso te dar um conselho. Escolha formas de obter ganhos com a fotografia que tenham relação com seus próprios interesses. Quanto mais paixão e energia você tem pelo seu trabalho, mais sucesso você vai ter.

Então, enquanto estiver olhando o infográfico, pergunte a si mesmo: O que realmente me interessa? Em que consigo me ver trabalhando por anos? Se algo desperta entusiasmo e energia em você, comece pesquisar e obter mais informação. Pode ser uma nova e excitante direção pra você!

Pessoas São Grandes Para Fotógrafos

Uma coisa que pode ficar mais evidente nessa lista é que fotografar pessoas é definitivamente uma boa forma de ganhar dinheiro. Por que? Simples. Pessoas vão te contratar para fotografá-las. Montanhas não.

Por isso, se você quer fazer dinheiro com sua câmera, é melhor você começar a trabalhar suas habilidades de “retratista”. O legal é que, como você pode ver nessa lista, tem uma variedade imensa dentro da fotografia de pessoas, para satisfazer o interesse de boa parte dos fotógrafos.

Novas e Excitantes Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Existem maneiras de se ganhar dinheiro como fotógrafo nessa lista que estão por aí desde o início da fotografia. Retrato, por exemplo, que existe desde os primórdios e sempre vai existir. Embora a forma de trabalho de um fotógrafo de retratos seja um pouco diferente nos tempos atuais (e digitais!) a ideia básica é a mesma.

Mas, o mais legal é que me deparei com alguns novos segmentos da fotografia, que ainda estão no começo, porém, crescendo bem rápido tanto no número de fotógrafos quanto ao número de clientes procurando por isso. Se algum desses te chamar a atenção, mergulhe de cabeça. Vai que você pega a “onda” para o sucesso…

Vamos falar de alguns rapidamente.

Fotógrafo de Mídia Social

Pode ser que você tenha ficado confuso ao ver isso na lista. Eu já esperava por isso porque esse tipo de fotografia é relativamente novo, mas não significa que não é real. Na verdade, está explodindo.

O fato é que, agora existem fotógrafos em plataformas de mídia social (principalmente no Instagram) que estão sendo pagos para criar imagens com o único propósito de compartilhar com a audiência.

E não estou me referindo a receber uns trocados aqui e ali de alguma pizzaria do bairro. Empresas como Mercedez Bens, Sony, Nike e Vogue estão enviando esses fotógrafos nas mais incríveis viagens, frequentemente de posse apenas de um iPhone, para fazer fotos para eles. É como se fosse o emprego dos sonhos!

Mas não subestime o trabalho envolvido aí… A maioria desses fotógrafos formou uma audiência de centenas de milhares antes de começarem a viver dessa forma. Ou seja, é algo que exige tempo, trabalho e dedicação.

Se você se amarra em mídias sociais, essa pode ser uma excelente oportunidade. Dê uma olhada no site da Tinker Street, uma agência que representa a maioria dos grandes “Instagramers”. Aproveite também para ver o trabalho bacana que estão fazendo. Você também consegue mais informação sobre isso aqui na comunidade de Instagramers do Brasil.

Fotografia Aérea e Drone

Fotografia aérea existe desde sempre, porém com as inovações tecnológicas, drones a preços acessíveis (como o super popular DJI Phantom), a atividade exige um tempo de aprendizado relativamente curto e está em fase de crescimento. Por menor de 3 mil reais (praticamente o mesmo preço de uma câmera DSLR de entrada) você pode se tornar apto a criar imagens e vídeos aéreos de tirar o fôlego.

Esse tipo de fotografia, agora muito mais acessível para fotógrafos e clientes, está se tornando cada vez mais popular. A banda Ok Go, no clipe de uma de suas músicas, utilizou imagens de um drone de forma bem criativa.

Se você sempre gostou de brinquedos de controle remoto e fotografia, então não existe forma melhor do que ganhar dinheiro com drone. Olha só o projeto Drone da Montanha, do Samuel Oscar . Veja mais sobre esse assunto aqui.

Fotografia de Parto

Você pode pensar “Sério? As pessoas querem isso?”. Hoje está um pouco mais comum esse tipo de fotografia e, sem dúvida, esse é um momento especial na vida das pessoas e que de fato vai ser sempre especial olhar para essas imagens.

Fotografia de parto exige uma sensibilidade particular e muito mais energia e dedicação. Mas é também uma das mais puras expressões que atrai tantas pessoas na arte de fazer retratos – amor, admiração, felicidade.

Se você se interessa por esse tipo de fotografia então pesquise mais. É uma área que cresceu bastante nos últimos 2 anos e tem cada vez mais aceitação e demanda. Um bom fotógrafo de parto pode literalmente valer ouro.

Mas E FineArt? Ou Paisagem?

Esse foi um assunto um pouco mais delicado… E com certeza existem argumentos para os dois lados.

Mas eis minha decisão.

Estou procurando por maneiras de se ganhar dinheiro com a fotografia. Quando se trata de coisas como fotógrafo de casamento ou de arquitetura, fica claro que você vai ser contratado para fotografar essas coisas, e que você ganha seu dinheiro simplesmente por fazer as fotos (e consequentemente entregar os arquivos).

Mas e fotografia de paisagem? Artística? No geral, esse tipo de fotografia exige uma abordagem diferente quando se trata em “ganhar dinheiro”. Fotógrafos de paisagem ganham dinheiro vendendo fotos impressas, livros, ensinando ou promovendo expedições fotográficas. Geralmente eles não são contratados para sair e fotografar. Eles fazem isso por conta própria e depois trabalham na venda dessas imagens. Fine Art é o mesmo processo.

Existem exceções? Com certeza sim! Tenho certeza de que existem fotógrafos que recebem para fotografar algo em especial, um lugar por exemplo.

Mas geralmente eles usam “outras formas” de ganhar dinheiro com a fotografia. Na segunda edição do CONAF (O Congresso Nacional de Fotografia) exploramos bem esse assunto de Projetos Pessoais e lá estruturamos como uma passo a passo do dia 01 ao dia 05 com as etapas e formas de como se ganhar dinheiro com seus próprios projetos. Os fotógrafos que convidei são profissionais que realmente fazem seus projetos, estão na ativa e sabem como fazer. Por isso o que eles compartilharam é tão valioso, pois é o tipo de informação que não se encontra por aí…

Aliás, recomendo muito a leitura de um outro artigo que vai servir como complemento a esse post aqui, que por sinal é um super artigo onde explico como ser um fotógrafo de sucesso.

O Que Você Acha?

O que VOCÊ acha? Estou errada? Deveria ter incluído mais algum? Esqueci de algo? Você discorda com o que incluí na lista? Algum desses te surpreendeu? Te interessou? Tem dúvidas sobre alguma ideia que teve?

Conta pra mim o que você achou nos comentários abaixo! Essa lista é, acima de tudo, um ótimo ponto de partida para uma troca de ideias. Ganhar dinheiro com a fotografia pode ser desafiador, mas quando temos mais ideias sobre formas de “ser pago para fotografar”, esse desafio pode ser um pouco mais gerenciável.

Então deixe seu comentário… Conte pra gente o que você pensa a respeito. Sua dúvida ou opinião pode ajudar tanto a gente aqui como outros que estiverem lendo esse post!

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

8 Responses

  1. Adorei a matéria. O infográfico ficou muito bacana.
    As dicas foram e serão de grande valia.
    Parabéns!

  2. Muito legal o texto! Parabéns!
    Estou sentindo que o mercado de foto de eventos está muito difícil e por isso estou pensando em novas áreas.
    Pensei em me oferecer para fotografar ou filmar imóveis de luxo que estão à venda. Mas será que esse seria um bom nicho?

  3. Gostei do seu conteúdo, até salvei aqui nos favoritos para
    ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês
    já possuem alguma forma de divulgação online (ou
    marketing digital), mas seu site merece ser conhecido e
    visitado por mais pessoas com certeza. Se eu puder te
    ajudar de alguma forma, ou parceria etc, entra em contato
    comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Picture of Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: