COMO SER UM FOTÓGRAFO PROFISSIONAL DE SUCESSO
Ser um fotógrafo profissional de sucesso depende de muitos fatores, não apenas um ou dois. Ignore qualquer um deles, e sua vida como fotógrafo profissional pode estar com os dias contados!
Só um parênteses aqui: Vou usar o termo “Fotógrafo Profissional” me referindo ao fotógrafo que é remunerado por seus serviços: aquele que recebe dinheiro pelo que faz.
Voltando…
Apesar de todo fotógrafo profissional querer administrar seu negócio de fotografia sozinho, parece existir uma falta geral de entendimento (especialmente entre – mas não apenas a estes – aos que estão iniciando suas carreiras na fotografia) sobre o que é realmente necessário.
Por exemplo, eu me deparei com essa pergunta, em um dos grupos de fotografia que participo:
Qual aspecto você acha que é o mais importante em um negócio de fotografia?
(Aliás, você já é membro do grupo Clicando e Andando no facebook?)
Perguntas como essa aparecem com certa regularidade e eu acho surpreendente como tantos fotógrafos não conseguem entender que não existe um aspecto específico em uma carreira na fotografia que pode ser considerado mais importante do que outro.
A ideia de uma coisa mágica que podemos fazer para criar um negócio de fotografia de sucesso é realmente nada além de um mito. Ilusões…
Agora eu te pergunto… Você está pronto para aprender o verdadeiro segredo por trás da criação de um negócio de fotografia de sucesso?
Então vamos lá…
Um negócio de fotografia bem sucedido requer uma boa base
Por exemplo, imagine um prédio bem alto. Para suportar a tensão e pressão exercida sobre ele, por forças externas, a estrutura toda deve ser apoiada por uma base sólida.
Sem uma base resistente e uma estrutura bem construída, tudo que temos é um conjunto aleatório de tijolos sem uso real ou sem propósito.
Uma base sólida é fundamental para o seu negócio de fotografia, se você estiver pensando em ser bem sucedido no longo prazo.
Antes de irmos adiante, talvez valha a pena dar uma olhada em algumas das respostas que outros fotógrafos deram sobre qual seria o aspecto mais importante em um negócio de fotografia bem sucedido…
Por exemplo:
- Definitivamente o marketing. Com o mercado fotográfico se tornando cada vez mais competitivo, é essencial ter experiência em marketing para fazer com que os clientes cheguem até nós.
- Seu trabalho fotográfico é a chave. Se você não tem boas fotografias, não importa o quando marketing você faça. Haja visto alguns sites de fotógrafos que encontramos por aí, com trabalhos ultrapassados ou medíocre.
- Imagens de alta qualidade são definitivamente importantes para atrair seus clientes ideais. Enquanto muitos se consideram fotógrafos, a parte triste é que muitos clientes potenciais, na verdade acreditam neles, e existe um punhado de fotógrafos que fazem um trabalho horrível que ainda conseguem manter um fluxo constante de clientes, ainda que poderiam ser considerados que estejam na extremidade dos que cobram mais barato no mercado. A verdadeira boa fotografia deve atrair mais daqueles clientes que estejam dispostos a pagar por isso.
- O aspecto mais comum em um negócio de fotografia de sucesso é provavelmente a capacidade de oferecer um excelente atendimento. Mesmo tendo incríveis habilidades como fotógrafo, os clientes não vão voltar ou te recomendar a seus amigos e familiares se você não oferecer um excelente serviço de atendimento.
- Ter talento não é o suficiente, e existem muitos grandes artistas que romantizaram o negócio da fotografia. Goste ou não, fotografia é um negócio duro e competitivo que requer um plano de marketing e habilidades de venda. Fazendo uma analogia, existem diversos atletas e músicos que não deslancham em seus campos de atuação, mesmo tento um talento excepcional. Por que isso acontece? Muitas vezes é porque eles simplesmente não conseguem montar um plano de negócios. Nos negócios você tem que pensar mais rápido que a sua concorrência, oferecer um excelente serviço e abrir sua mente para novas oportunidades.
Enquanto essas ótimas ideias e sugestões estão 100% corretas, eu acho que também podemos adotar uma abordagem mais holística (ou global, como preferir!), pois o sucesso no mundo real depende de uma série de fatores e todos acontecendo ao mesmo tempo, não um ou outro por si só.
Por exemplo, para sugerir que marketing é definitivamente mais importante do que a visão de negócio, ou que a técnica fotográfica é o trunfo, ou SEO é o melhor caminho, são declarações incompletas.
Realmente tem muito mais do que isso!
Criando um Negócio de Fotografia Bem Sucedido do Zero
Bom… Por onde começamos?
Como em qualquer bom projeto de obra, faz sentido começar com a base, que é a qualidade do trabalho fotográfico, suas habilidades criativas e técnicas.
Se você não tiver qualidade, criatividade e conhecimento técnico, melhor esquecer de ter um negócio de fotografia (pelo menos por agora) e levar a fotografia como um hobby.
Na verdade, o grande número de pessoas que pegam uma câmera num dia e já se autointitulam fotógrafos profissionais no dia seguinte só porque alguém disse a eles que “tiram fotos excelentes e podiam ganhar dinheiro com isso” é uma das maiores causas de frustração entre os profissionais já experientes.
Uma vez que a falta de respeito encontrada no mercado e praticada por tantos (não todos!) esses “novos fotógrafos” é algo difícil de ignorar, obviamente isso causa certa tensão.
Ok. Agora que temos as bases de nosso negócio de fotografia bem sucedido, o que vem depois?
Criando a Estrutura para o Sucesso na Fotografia
A estrutura de nosso “prédio”, para continuar com a analogia, é composta principalmente por:
- Visão de Negócios
- Rotinas administrativas, legais e contábeis
- SEO, mídia social e outras estratégias de marketing para fotógrafos
- Fortes habilidades de vendas
#1: Fatores de Negócios
Contabilidade, gerenciamento de tempo, atividades administrativas, responsabilidades legais e o nossa visão geral de negócios devem trabalhar juntos para formar o lado “empresarial” de nossa empresa de fotografia.
Esses são os elementos básicos, sem os quais o negócio pode facilmente ir para o buraco.
É claro que não espero que você seja um especialista em todas essas áreas simultaneamente. Porém, se deixar apenas um desses itens de fora, então o seu negócio pode não funcionar corretamente ou não se manter no longo prazo.
#2: Elementos de Marketing Aplicados à Fotografia
Em seguida temos as ações de marketing na gestão de uma empresa de fotografia de sucesso, que são muitas!
Tudo começa com o site ou blog e, claro, com SEO desempenhando um papel enorme na geração de tráfego de busca orgânica através do Google. Mas ainda tem muito mais sobre marketing digital do que isso!
Por exemplo, SEO é uma ótima área para focar, mas somente se o site ou blog de fotografia foram intencionalmente projetados para converter os visitantes que chegam no site em clientes pagantes.
E como a maioria de nós já se deu conta agora, campanha em mídias sociais é essencial (e se tornam mais importantes a cada dia), mas é inútil se não houver relacionamento verdadeiro para apoiá-la.
Email marketing é outro componente crítico, mas qualquer campanha de email irá por água abaixo sem um plano estratégico de marketing por trás.
Anúncios pagos, como Google Adwords, também podem ser eficientes mas também pode simplesmente matar um negócio da noite para o dia com um gasto gigantesco inesperado, dependendo de como a campanha é configurada e a efetividade das páginas de inscrição em converter os visitantes pagos em clientes.
#3: Vendas e Relacionamento com Clientes na Fotografia
A última grande parte da estrutura de um negócio de fotografia de sucesso é vendas. Muitas vezes sendo uma palavra assustadora (ou até suja!) para muitos fotógrafos profissionais.
Porém, não tem porque em investir tanto em marketing se você não pode fazer de fato as vendas e transformar seus clientes potenciais em clientes certos.
Uma vez que a venda é feita, a atenção se volta para o relacionamento com o cliente. Isso determina o quão hábil é o fotógrafo em manter relações produtivas e saudáveis com seus clientes no decorrer do tempo para garantir negócios repetidamente com os clientes existentes.
Sem manter um relacionamento saudável com os clientes, o fotógrafo é forçado a reinventar seu negócio diariamente na procura por novos clientes – o que não é uma boa estratégia!
A Descrição do Seu Trabalho de Fotógrafo
Antes de finalizar, acho que é um bom exercício pensar em como seria a descrição do seu trabalho como fotógrafo profissional. Olhando para o negócio por esse ângulo, e considerando todas as funções que você tem que assumir para cuidar do seu negócio, ajuda (e muito!) reunir e relacionar todas as peças que compõem a máquina de um negócio de fotografia bem engrenada.
Aqui estão alguns exemplos ( sem ordem de preferência):
- Planejamento e metas de negócios
- Iniciativas de marketing
- Escrever e responder emails
- Atendimento telefônico
- Consultas com clientes potenciais
- Conduzir as sessões fotográficas
- Edição e tratamento
- Criar backups
- Vendas
- Atendimento
- Gerenciamento de mídias sociais
- Escrever e enviar newsletter
- Desenvolvimento de site e SEO
- Atualizar Blog
- Atividades legais e contábeis
- Desenvolvimento pessoal contínuo e especializado em empreendedorismo e fotografia
- Compra de equipamento
- Limpeza de equipamento/estúdio
Como você classificaria a importância de cada um desses itens no que diz respeito à criação de um negócio de fotografia de sucesso?
Algum deles é mais crítico do que outro? Obviamente, alguns certamente são mais prazerosos do que outros. Comprar equipamentos novos é sempre divertido, por exemplo, mas quão importante é para o seu sucesso?
Contabilidade pode não ser muito divertida para alguns, mas é um “mal necessário” que deve ser feito se você quer começar seu negócio de fotografia da forma correta.
Como já mencionei acima, acredito que existam várias atividades que são bem mais importantes do que outras, em termos de criar um negócio de sucesso. Sem eles o negócio provavelmente nem existiria e, mesmo que existisse, sobreviveria o mesmo tanto que um peixe fica fora d’água.
Estou me referindo a fatores que envolvem interação direta com outros seres humanos: nossos clientes. E por interação direta, eu quero dizer comunicação (seja pessoalmente ou por telefone).
Email não conta… Facebook (e outras redes sociais) também não contam. Embora todas essas formas de comunicação criem e mantém conexões com os clientes, não são tão boas ao desenvolver 2 dos principais ingredientes essenciais em um negócio de fotografia bem sucedido:
- Confiança e simpatia
- Experiência positiva e significativa
Por exemplo, aqui estão alguns elementos da “interação humana” que talvez sejam os mais valiosos para o seu negócio de fotografia, e que certamente são muito importantes para os seus clientes quando se trata de fazer com que se sintam bem em trabalhar com você:
- Conversar com potenciais clientes por telefone
- Encontrar pessoalmente com clientes
- Interagir com as pessoas durante as sessões de foto
- Comportamento durante o fechamento de vendas
- Relacionamento com cliente antes, durante e – especialmente – pós-venda
Essas 5 áreas são pontos cruciais; ocasiões em que você realmente precisa falar com um ser humano real e não apenas alguém que você enviou um email ou um de seus 2.100 contatos no facebook.
É nesse momento que você tem a oportunidade de demonstrar o valor emocional do seu trabalho para seus clientes: é nessa hora que você mostra porque você faz o que faz. Faça com que o cliente veja, toque e sinta o poder da sua fotografia e como isso pode enriquecer sua vida.
Nada disso tem relação com técnicas pesadas de venda ou manipulação, mas com criar uma forte conexão emocional com o cliente. Isso, acredito, é muito melhor se for feito pessoalmente ou por telefone.
Infelizmente, tenho visto alguns fotógrafos negligenciar algumas ou todas essas áreas… O que é o início do fim do seu negócio de fotografia.
Por exemplo:
- Falta de entusiasmo no telefone
- Não entrar em sintonia (falta de rapport)
- Forçar a barra para fechar uma venda sem criar conexão
- Ser mal humorado, rude ou desanimado durante uma sessão de fotos
- Falta de habilidade em vendas durante uma negociação/reunião com potencial cliente
- Falar mais sobre si mesmo do que sobre o cliente
Um ou mais de qualquer desses elementos pode matar o seu negócio de fotografia rapidamente.
Você pode ter as fotografias magnificamente bem iluminadas e mais bem compostas do mundo, mas o seu negócio pode ir por água a baixo se você não souber interagir com seu(s) cliente(s).
Uma Breve Descrição do Trabalho:
No final do dia, talvez pudéssemos ser totalmente radicais e resumir seu trabalho em algo simples:
Proporcionar uma experiência positiva, significativa e emocional para meu cliente, entregando produtos e serviços que superem as suas expectativas…
Isso só pode ser atingido se você é uma pessoa que inspira confiança. E, para gerar essa confiança você deve:
- Ser genuíno e autêntico
- Inspirar seus clientes a agirem
- Conectar com seus clientes em um nível emocional
- Trabalhar com integridade e honestidade
- Buscar constantemente formas de melhoria
- Fotografar com seu coração, não apenas seus olhos
E depois?
Agora eu espero que você possa ter uma visão mais global sobre como é ser um fotógrafo profissional bem sucedido. E se faltar qualquer um desses ingredientes essenciais seu negócio de fotografia estará com os dias contatos…
Infelizmente a minoria dos fotógrafos profissionais encaram as coisas por esse ângulo… E a cada dia vemos mais e mais fotógrafos reclamando e culpando tudo a seu redor pelo seu fracasso, exceto a eles mesmos pela sua falta de clientes ou habilidade em vendas.
Por isso nasceu a Oficina de Fotografia: para ajudar fotógrafos a começarem um negócio de fotografia que gere renda e que seja duradouro, trazendo realização pessoal e boa remuneração. Permitindo que todo fotógrafo possa viver de sua paixão pela fotografia e ao mesmo tempo saiba gerenciar sua empresa.