O mês era Julho e o destino, Curitiba – a capital paranaense. O frio caprichou naquele ano e logo que chegamos cidade estava tudo cinza e úmido. Um dia típico! Saímos a pé do hotel, na esperança de ‘almoçar’ alguma coisa por volta das 3 ou 4 da tarde mas não achamos nada muito interessante… O fato é que saímos em busca de lugares legais para conhecer e fotografar em Curitiba (Veja AQUI a continuação desta viagem). Então resolvemos dar uma passada na Torre Panorâmica, que permite uma visão de 360 graus. Ela está localizada no ponto mais alto de Curitiba, e tem 109,5 metros de altura! O visual de lá é bem bacana!
No dia seguinte, saímos animados para explorar a cidade. Passando pelo centro, encontramos pelo caminho várias construções antigas, muito bonitas!
Como essas:
O Paço da Liberdade é um charme! Foi inaugurado em 1916, e era a sede da Prefeitura da cidade. Tem detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau. Um luuuuxo! rs Foi reinaugurado em 2009, depois de um árduo trabalho de restauração feito pelo SESC. É aberto para visitação, em determinados dias e horários, como vc pode ver aqui.
Essa foi lá dentro:
Andando pelo centro e encontro esses protetores de orelha! Ah, como eu queria um desses!
E lógico que passamos, mesmo que rapidamente, pela Ópera de Arame. A ideia era passar lá bem no final do dia, quando as luzes já estariam acessas. Pois o bonito lá é justamente quando está iluminado. Dia escurecendo, pouca luz e eu sem tripé! Óbvio que eu não poderia deixar de fazer a foto, afinal já estava lá! Coloquei a câmera no chão, em um degrau um pouco mais alto e rezava para ninguém pisar muito forte na “passarela”, pois tremia tudo. Aqui neste artigo explico sobre Longa Exposição.
Foram várias tentativas até que consegui essa… com 2 segundos de exposição! Fiquei bem contente com o resultado e ainda mais porque sem querer peguei o movimento de um casal que passava. E sem tripé… Segurando na mão.
Fazia bem pouco tempo que eu tinha comprado minha primeira DSLR. Ainda morria de medo do modo manual e pouco sabia sobre composição. Estava mesmo empolgada com minha câmera nova e clicava indiscriminadamente! Não que isso seja errado, mas eu não pensava muuuito antes de clicar; não prestava tanta atenção na luz, em outras maneiras de enquadrar e pouco olhava o fotômetro. Conclusão: várias fotos foram diretamente para a lixeira! Sem dó nem piedade!
E pensando nisso, acho muito importante rever as suas fotos depois de um certo tempo pois é quando paramos para analisar nossa fotografia e também a forma como queremos transmitir algo… E aí percebemos onde estávamos falhando e como podemos melhorar. Enfim, reveja as suas fotos mais antigas e compare com o que está fazendo hoje. Veja a diferença, o que ainda precisa melhorar, o que já melhorou, etc e etc… Meditem sobre isso com a imagem abaixo, rs.
Obviamente fomos conhecemos o lindo e famoso Jardim Botânico – a marca registrada de Curitiba. Passamos por lá 2 vezes. A primeira foi logo nos primeiros dias pela cidade, quando estava tudo cinzento:
Mas ficamos curiosos para ver o local num dia de sol… Então ‘tivemos’ que voltar. Esse dia, ao contrário do outro que estava vazio, mal conseguimos estacionar o carro. O lugar estava abarrotado de turistas empolgados pela beleza. O jardim é muito bem cuidado. Dá gosto de ver.
Como o Lucas queria muito conhecer o Zoológico, lá fomos nós… Não sou do tipo que gosta de visitar zoológico e ver aquele monte de animal enjaulado, mas preciso confessar que fiquei boba com a estrutura e com a manutenção do lugar. É simplesmente fantástico! O parque tem uma área de 530 mil m² muito bem cuidado e limpo! Não sei se sou um pouco traumatizada com os parques aqui de Campinas que vivem no descaso, mas realmente me surpreendi com esse Zoológico! Foi, sem dúvida, um passeio gostoso!
Depois de algumas andanças pela capital paranaense, era hora de sair da cidade grande e pegar a estrada. Rodovia PR-410, mais conhecida como Estrada da Graciosa, antiga rota dos tropeiros. Tem apenas 28 km de extensão mas é uma das mais belas do país! Além de possuir uma variedade enorme de plantas, pássaros, insetos, etc.
E aqui você pode ver a continuação desse passeio com mais lugares legais para conhecer e fotografar em Curitiba.