Você está em um lugar lindo, viu uma cachoeira e na hora pensou em fazer aquela longa exposição… Sabe aqueles disparos que captam o movimento da água e ela fica como uma “espuma”? Fotos de longa exposição geralmente despertam esse fator “uau” em quem vê a imagem final.
Mas aí você tenta algumas vezes e com o excesso de luz do dia fica simplesmente impossível conseguir fazer um disparo longo sem que a imagem fique MUITO clara. E aí você se pergunta:
Como fazer longa exposição durante o dia?
Em algumas situações você pode fechar ao máximo o diafragma, colocar o ISO mais baixo e mesmo assim não conseguir um tempo legal de exposição para dar a sensação de movimento que a longa dá.
Nessas horas você pode usar um filtro de densidade neutra, conhecido também como Filtro ND. É como se você colocasse um óculos de sol na frente de sua lente e dessa forma, entra menos luz! E aí, advinha… você consegue fazer sua longa exposição mesmo em situações de muita luz.
Para você entender melhor, veja só o que esse filtro faz:
Isso porque existem variações do Filtro ND… Por exemplo, o ND2, ND4, ND8… Por isso existem os mais claros e mais escuros: se estiver em um dia com muita luz, talvez você precise de um filtro ND mais escuro, como um ND8, por exemplo.
O bom é que esses filtros são baratos e você encontra também alguns “kits” com vários níveis para você escolher qual fica melhor nas horas que precisar. Existem 2 tipos desses filtros: aqueles que você encaixa diretamente na sua lente e o tipo “cokin” que fica na frente da lente.
Nada melhor do que mostrar:
Com esse tipo “cokin” é colocado um suporte para encaixar o filtro. O bom nesse caso é que fica bem prático para tirar e colocar o filtro, ou trocar a densidade (por mais escuro ou mais claro).
E o outro vai rosqueado direto na lente:
Nesses casos você só precisa saber qual o tamanho da sua lente para escolher o filtro com tamanho certo (52mm, 77mm…). Você pode ver o tamanho na própria lente:
Além desses, existe ainda o filtro ND variável. O ND variável geralmente vai de ND2 até ND400! E você vai de um a outro apenas girando o anel do filtro. Esses encaixam direto na lente e são super práticos, pois você só precisa de 1. 😀
Aqui um exemplo de uma foto feita por volta de 10:30 da manhã, com muita claridade, mas com o ND6 consegui deixar com 1.3s de velocidade de disparo:
Aqui um exemplo usando o filtro ND variável, num dia de bastante sol, às 11:15 da manhã:
E só para te mostrar um exemplo de uma foto no mesmo local, mesmo horário, sem o filtro ND (e nesse caso não foi possível fazer uma longa exposição):
E foi só colocar meu ND6 e já consegui fazer uma longa desse mesmo local:
Bom, agora você já sabe como fazer longa exposição mesmo com muita luz disponível. Existem várias opções e vários preços… Comece com os baratinhos para “brincar” e testar… E se gostar da brincadeira, invista nos de qualidade melhor. 😀
Uma resposta