Impossível não se inspirar com as 20 melhores fotos da National Geographic. A cada ano aparece uma seleção de imagens espetaculares… Vale a pena tirar uns minutos para se inspirar com a seleção de 2015!
Desta vez, além do critério técnico, também levaram em conta a interação social que as imagens tiveram (curtidas, compartilhamentos e comentários ).
Enquanto observa cada imagem, preste atenção na cena, luz, composição. Atente-se aos elementos da foto… Mas cuidado! As imagens podem provocar alto grau de inspiração! 😀
1) Bioluminescência Em Larak – por Pooyan Shadpoor
“As luzes mágicas do plâncton… me encantaram tanto que imediatamente fiz o clique.” – disse Pooyan enquanto caminhava ao longo da costa de Larak, no Irâ (uma pequena ilha no Golfo Pérsico).
2) Quando pinguins atacam – por Clinton Berry
Berry diz que estudou o movimento dos pinguins por semanas e percebeu que andavam na mesma área quase todos os dias… Mas perto do hotel onde estava, apenas uma meia dúzia apareciam… E eis que naquele dia apareceram 60! Berry confessa que teve muita sorte envolvida nessa imagem feita com uma GoPro, no mar da Antártica.
3) A Vila – por Gabor Dvornik
Gabor mora próximo ao local e conta que fotografa por lá quase todos os meses! Mas nesse dia, Gabor percebeu que um nevoeiro se formava e disse “Senti como se estivesse em um conto de fadas, em uma terra encantada”. O fotógrafo contou que fez cerca de 500 fotos e circulou pelo local umas 2 ou 3 vezes. Valeu a pena!
4) Contra o vento – por Dominic Roy
Roy sabia que havia muitas corujas na área… Mas nem sempre é fácil encontrá-las. E nesse dia, Roy não só encontrou a coruja, como viu uma cena em que ela parece lutar contra o frio intenso próximo a Quebec, no Canadá. (Até me deu coragem de enfrentar um frio desses!)
5) Mãe da floresta – por Marsel Van Oosten
Os babobás (árvores nativas de Madagascar) são conhecidos como “mães da floresta”. Aliás, na África, são chamadas de árvore da vida.
Marsel conta que elas formam um micro ecossistema próprio, proporcionando condições de vida para animais e humanos, além de servirem de abrigo para cobras, morcegos e até pessoas. E ainda são uma importante fonte de água: podem armazenar até quatro mil litros (4000!!) de água em seu tronco. Não é à toa que são consideradas árvores da vida…
6) Brilhando ‘através’ (tradução livre) – por Ernie Vater
Localizado entre Estados Unidos e Canadá, o Lake Superior, é o maior lago de água doce do mundo! E enquanto o sol se põe, Ernie escolheu o lugar certo para capturar o brilho através do gelo… Ernie conta que parte da beleza do local é o silêncio. Ele diz que “você não ouve nada, exceto o ranger ocasional do gelo. No momento da foto os únicos sons eram das gotas da’água”.
7) Raposa encontrada – por Stefano Unterthiner
Uma raposa vermelha camuflada entre a vegetação do outono, no Parque Nacional Gran Paradiso – o lado selvagem da Itália!
8) Rachando a superfície – por Alexey Trofimov
Alexey diz que o gelo no Lago Baikal é um fenômeno muito interessante. E nessa viagem o fotógrafo queria fazer uma imagem incomum do gelo, revelando elementos que normalmente não vemos. Naquela madrugada a geada e o vento forte criou esse padrão incomum! Alexey conta que teve apenas que esperar pelo nascer do sol para fazer essa imagem.
9) Todos os peixes no mar – por Jeff Hester
Este é Cabo Pulmo, um parque marinho que fica próximo a Baja Califórnia, na península do México. A vida marinha tinha sido prejudicada pela sobrepesca, mas em 1995 o parque foi restabelecido pelos cidadãos locais e hoje o ecossistema está retornando a um estado saudável. Nesta imagem, Jeff mostra sua esposa, nadando entre os peixes.
10) Dançando com a lua – por Andrew George
A Auroral Boreal é um fênomeno que ocorre pelo “impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre”, diz a wikipedia. O fato é que este é um evento que encanta todos… Porém, Andrew não só flagrou a beleza da dança das cores, mas também a presença da lua. Parecem luzes mágicas… Poderes do céu… rs
11) Quem ‘taí’? – por Cezary Wyszynski
“Quem bate?” – Cezary diz ser isso o que o rato pensava no momento do clique. (awn… enfim um rato bonitinho!) E, não… Eu não gostava do Jerry. Sempre torcia pelo Tom! 😛
12) Algo ‘duvidoso’ – por Ian Mcallister
O lobo caminhava pela costa da British Columbia, no Canadá e parou intrigado assim que avistou o equipamento submerso de Mcallister. Até parou de comer para examinar o equipamento…
13) Cai o outono – por Vedrana Tafra
O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia, em um momento de sol revelando as lindas quedas d’água e a coloração da folhagem. Este é o parque mais antigo do país! Além das cachoeiras pra mergulho, o parque tem 16 lagos que mudam de cor durante o dia! E ainda conta com uma vida selvagem super abundante, incluindo 261 espécies de aves. (mais um lugar para ‘passarinhar’!)
14) O casco – por Marc Henauer
O largo da ilha Bonaire, no Caribe é um destino popular entre mergulhadores. Marc fez o clique enquanto um mergulhados olhava para o Hilma Hooker, um navio de carga que foi afundado propositalmente por lá.
15) Filhote amigável – por Kalmer Lehepuu
Kalmer conta que enquanto a mãe raposa saiu para buscar comida, o filhote chegou bem perto para examinar sua mochila com equipamentos. Não é só o gato que é curioso…
16) Flores imperiais – por Yukio Miki
As famosas cerejeiras no jardim do Palácio Imperial em Kyoto, no Japão. Yukio conta que isso é como uma velha pintura japonesa. Ele já fez grandes trabalhos fotografando as cerejeiras.
17) ‘Bebezão’ – por Karim Iliyai
Num dos mergulhos nas águas do lago Tonga, no Pacífico, Karim conta que não pode deixar de sorrir e acenar para a baleia recém nascida, e que tinha quase três vezes seu tamanho. O “bebê-baleia” ficou tão curiodo que nadou em direção a Karim, ficando a menos de 30 centímetros de seu rosto! (ainda bem que era um filhote!)
18) Branco inverno – por Stefano Underthiner
E lá vem o Parque Nacional Gran Paradiso mais uma vez… Esse parque, na Itália, realmente abriga uma variada vida selvagem! Stefano clicou um arminho, vestindo seu casaco branco de inverno. Já na primavera e verão, ele se veste de marrom avermelhado. Arminho é um animal carnívoro de pequeno porte, do grupo das doninhas. E ainda por cima é fashion: troca de coleção nas estações do ano! Pode?
19) Gelatinas amarelas – por Ciemon Frank Caballes
Essas medusas (ou água viva) são comuns em Eil Malk – uma das Rock Islands em Palau, que fica entre os mares das Filipinas e Indonésia. Elas são inofensivas aos seres humanos e nessa imagem, cercaram uma mergulhadora.
20) Alimentadores de pássaro – por Abderazak Tissoukai
Tissoukai estava nos arredores de Xingping, na China ao clicar esse pescador. O fotógrafo diz que Xingping é um dos lugares mais bonitos da China, com paisagens e povos tradicionais.
Fico imaginando o trabalho para selecionarem essas 20. Difícil decidir qual é a minha preferida… Gostei muito da imagem dos Baobás e do lago rachado. Mas todas estão fantásticas!
E você? Qual dessas 20 é a sua preferida?