Metas de Ano Novo: O Manual Definitivo de Como Criar e Alcançar suas Metas

Apesar de eu estar escrevendo esse artigo no final do ano quero deixar algo bem claro: o melhor momento para ir em busca de uma meta/objetivo é hoje. Agora. Então, se por acaso você estiver lendo esse artigo em outra época, não importa, pois você não precisa esperar o fim do ano!

A ideia aqui não é fugir de nosso tema principal (fotografia) e sim complementar com algo que acredito ser de extrema importância para nosso sucesso e realização.

Metas de Ano Novo: O Manual Definitivo de Como Criar e Alcançar suas Metas

Tanto faz se você tem a fotografia como meio de vida ou se é apenas um hobby… Ou se é uma paixão antiga que você vem levando e já tem um tempo que quer se dedicar apenas a isso e não sabe como (esse foi o meu caso!).

Seja qual for o seu caso, você pode se beneficiar deste texto.

Esse ano de 2015 foi cheio de mudanças e desafios na minha vida. Agora é a hora que estou fazendo um balanço, vendo o que funcionou e o que não funcionou… O que devo continuar fazendo e o que não devo continuar fazendo.

É muito importante a gente parar pra pensar nisso.

Essa é uma boa época também pra traçar nossas próximas metas, definir nossos objetivos.

Em 2015 eu fiz uma formação em Coaching – que era algo que eu já estava muito a fim e me planejei para isso. Nessa formação aprendi ferramentas maravilhosas para traçar metas e (o principal) realizar.

É justamente uma ferramenta que aprendi nesse curso que quero compartilhar com você aqui hoje.

Foi nesse curso que aprendi sobre o SER, FAZER e TER.

Metas de Ano Novo: O Manual Definitivo de Como Criar e Alcançar suas Metas

Só que normalmente a gente faz o inverso… Primeiro a gente quer TER… pra só depois FAZER… e finalmente SER.Metas de Ano Novo: O Manual Definitivo de Como Criar e Alcançar suas Metas

Mas eu aprendi que desse jeito não se chega em lugar nenhum… Isso só gera frustração, reclamação e acaba que entramos numa espiral negativa e a coisa só tente a se complicar.

Quando eu entendi que primeiro eu devo SER (ser aquilo que busco ser) e
então FAZER aquilo que eu faria consequentemente eu vou TER aquilo que desejo.

Ou seja, pense no que quer ter em 2017 e isso vai determinar o que você vai fazer em 2016.

Aliás, quando você fizer aquela pausa pra pensar nas sua metas para o próximo ano, pense duas coisas para cada meta: PORQUE e COMO.

Ex: Eu quero ser fotógrafa de natureza

  • Porque? Porque dessa forma eu consigo unir duas das maiores paixões: fotografia e natureza. Porque isso me faz sentir bem e em harmonia comigo e com o ambiente. Porque me faz feliz.
  • Como – Vou me dedicar a aprender sobre formas de se fotografar fauna, fazer pequenas viagens aos finais de semana para praticar, buscar inspiração em grandes fotógrafos renomados.

Viu… é simples! Mas super poderoso!

Num dos livros que li esse ano, “Start with Why” do Simon Sinek (Comece com o Porquê – não sei se tem em português) o Simon fala de como nos conectamos com o porquê. Ele dá exemplo das grandes empresas e líderes, como Apple e Martin Luther King. Ele acabou descobrindo um padrão que esses líderes e empresas seguem. Eles começam com o porquê. É isso que conecta com seguidores e clientes. Enfim, esse assunto é muito longo pra explorar nesse artigo… A ideia aqui era apenas dizer sobre a importância do porquê: é isso que vai nos mover a realizar nossas metas, saber porque queremos chegar lá. Se tiver curiosidade de saber mais sobre esse autor, recomendo muito que assista a palestra dele no TED.

Essa é a minha dica pra você. Aproveite o momento oportuno para fazer essa pausa… Pense sobre seu ano atual:

Como foi?
O que você fez de bom?
O que você fez que não foi legal?
Quais foram suas conquistas?

Em seguida pense no ano que se aproxima… e pense ainda no próximo ano: como você quer estar lá? Como você quer ser? O que quer estar fazendo? O que deseja ter?

Faça a sua lista de metas, mas tenha algo em mente… Não queira determinar milhões de metas… É bem provável que você não conquiste todas e desanime…

Pense em 5 metas principais e em seguida pergunte para cada uma delas: Porque eu quero atingir e Como eu vou conseguir.

Esse exercício é poderoso e muito bom! Quando eu faço me sinto extremamente entusiasmada e disposta a ir em busca do que eu quero. Me sinto poderosa e forte! Essa é a mágica do porque.

Não acredita em mim? Tudo bem… não precisa… teste em você e depois me diga o que achou! 😀

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: