Com o avanço da tecnologia, o barateamento de equipamentos, surgimento de aparelhos celulares cada vez melhores e a criatividade sem fim de diversos aplicativos, atualmente, há muitas formas de se fazer belas fotografias! Diante de tantas possibilidades, reunimos aqui neste artigo 5 dicas criativas para fotografar melhor.
Antes de seguir qualquer passo, algo que você não pode deixar de fazer é conhecer outros trabalhos. Há muitos fotógrafos renomados que divulgaram trabalhos incríveis e que podem te ajudar a desenvolver um olhar para este tipo de trabalho, assim como Henri Cartier-Bresson, Annie Leibovitz, Mary Ellen Mark, entre tantos outros. Visite galerias públicas ou dê uma pesquisada na internet, você irá encontrar muitos outros nomes famosos para estudar um pouquinho antes de colocar a mão na massa, ou no disparador. Essa etapa é fundamental e impacta diretamente no resultado da sua fotografia.
Agora, vamos as dicas criativas para fotografar melhor:
1- Fundo da foto
Por mais que seu foco esteja direcionado à algo em específico, o fundo da foto é extremamente importante na hora de compor a sua imagem. Limpe este fundo, tirando alguns objetos (ou até mesmo escolhendo outro para não “poluir” sua foto) ou dê preferência para cenários que já estejam mais ou menos preparados. Desfocar o fundo é ótimo para destacar o seu primeiro plano e também para dar mais vida à sua fotografia. Para isso, abuse de aberturas maiores do diafragma, brinque com os números e experimente f/1.8, f2.8 ou o que a sua lente permitir! [Se você não sabe muito bem sobre abertura, diafragma baixe nosso e-book para aprender a fotografar em 10 passos]. Outro fator interessante de ter em mente para desfocar ainda mais o fundo da sua imagem é manter o objeto/assunto longe do fundo. Quanto mais longe seu assunto estiver do fundo, mais desfocado ele ficará! Teste as diferentes aberturas e distâncias e perceba o que acontece na sua imagem…
2- Produza a sua foto!
Nesta área, chamamos de “produção” algo que é produzido por nós mesmos, ou seja, se um ambiente não está do jeito que você gostaria, você pode “produzir” este ambiente, inserindo objetos que não estavam lá originalmente, mas que podem te ajudar a compor melhor a sua foto. Isso vale também na hora de dar mais cor à imagem, dando preferência à objetos com cores marcantes e que podem auxiliar a deixar a foto mais bonita. Se tiver fotografando uma pessoa, também pode “produzi-la” com acessórios e roupas mais adequadas para o resultado que você deseja alcançar. Use sua criatividade para deixar a cena mais atraente. Comece a prestar atenção nos detalhes. Detalhes podem acabar com um foto que “poderia” ser boa… Então, atenção!
3- Desfoque o primeiro plano
O primeiro plano de uma imagem é tudo que aparece em “primeiro lugar”. Desfocar este primeiro plano, faz com que as atenções sejam voltadas para o próximo plano, o que dá um efeito bastante criativo e sensação de profundidade. Por exemplo, se você for fotografar uma pessoa e coloca uma planta desfocada em primeiro plano, com certeza, sua imagem estará muito mais composta e criativa. Ou qualquer outra situação onde você simplesmente tira o foco do primeiro plano, como no exemplo abaixo:
4- Escolha um ângulo diferente
Saia do comodismo! Aproxime-se do elemento da sua foto, afaste-se, ajoelhe-se, deite-se e vale até se pendurar em uma árvore. Vale de tudo para conseguir um ângulo mais criativo para a sua foto. Você pode, por exemplo, se deitar no chão de um parque e captar o seu elemento principal ao fundo, um tanto desfocado, e algumas flores focadas em primeiro plano. Com certeza, esta será uma foto mais criativa que a maioria.
5- Rebele-se
Há diferentes “regras” para se fazer uma foto boa foto, porém para fazer uma foto realmente criativa, o melhor a fazer é quebrar estas regras! Experimente situações, enquadramentos, sombras e etc. Sair do comum, é uma ótima forma de obter uma foto mais original!
Resumindo, a melhor dica criativa para fotografar melhor é a experimentação! Não tenha medo de tentar posições e enquadramentos diferentes, se muitos não tivessem experimentado coisas inusitadas, jamais conheceríamos novas técnicas. Tente você também!